terça-feira, 31 de julho de 2012

Tinta nanquim


Amigos como os desenhos que faço são primeiramente feitos no papel e com o uso da tinta nanquim, segue dados sobre o mesmo:

Tinta nanquim
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Descrição: http://bits.wikimedia.org/static-1.20wmf6/skins/common/images/magnify-clip.png
Pinheiros. Pintura de Hasegawa Tohaku do século XVI, utilizando tinta nanquim sobre papel.
tinta nanquim (português brasileiro) ou tinta da china (português europeu) é um material corante preto originário da China. É preparada com negro-de-fumo (pó-de-sapatocoloidal e empregada em desenhos, aquarelas e na escrita.
Desenvolvida pelos chineses há mais de 2 000 anos, é constituída de nanopartículas de carvão suspensas em uma solução aquosa. Embora, normalmente, nanopartículas dissolvidas em um líquido se agreguem, formando micro e macro partículas que tendem a se depositar, se separando do líquido, os chineses antigos descobriram que era possível estabilizar a tinta nanquim pela mistura de uma cola (goma arábica) na solução com pó de carvão e água. Hoje, é possível entender que, ao se ligarem à superfície das nanopartículas de carvão, as moléculas de cola impedem sua agregação e, portanto, sua separação do seio do líquido.
A tinta nanquim é muito parecida com a tinta sumi, de origem japonesa para a arte sumi e que tem, como composição, fuligem, colas especiais (goma arábica), água e especiarias. Os japoneses antigos tinham o costume de adaptar coisas trazidas da China, tal como o koto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário